sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ministério da Educação (MEC) indica a jogatina de RPG - Mais um Geek Chapter !

Acredito que todos devam conhecer ao menos um RPG existente, certo?

Não ?! ... Tudo bem. A partir de algum post no futuro vamos começar mais um "Geek Chapter" dedicado exclusivamente a jogos de rpg (on paper, jogos de rpg para plataformas eletrônicas também receberão nossa atenção, mas em outro lugar que vocês saberão em breve).

O RPG, que significa "Role Playing Game", é considerado e indicado pelo MEC (ministério da Educação) como um meio de disponibilizar estímulos à cooperatividade, criatividade, relacionamentos e abstração, então se você não se dá bem em matemática, Fica a dica, Jogue muito RPG para abstrair seu raciocínio.

Os jogos desta plataforma (RPG de mesa) superam as plataformas eletrônicas em vários aspectos:

1- Você não está vendo o que acontece, então deve imaginar e usar sua criatividade para interpretar o cenário, as ações dos personagens e decidir qual será sua próxima ação (Uma das razões da indicação pelo MEC).

2- Também te dão "total liberdade" para fazer o que quiser com seu personagem. Os jogos eletrônicos, apesar se estarem se superando a cada lançamento e crescendo, possuem comandos limitados para o jogador o que muitas vezes faz o mesmo tomar decisões que não são da sua vontade, por exemplo "seguir a trilha para Agrimor, quando o que eu quero é tomar mais uma caneca de hidromel", e com isso, o jogo tem uma história, um destino a ser seguido. Já nos RPGs de papel, o Game master (Mestre do jogo, que vai ser explicado mais pra frente), pelo menos para os GMs autocráticos, devem criar uma história a todo instante pois os jogadores mudam o curso do jogo com suas ações.

3- Verdadeira incorporação do jogador ao seu personagem. o caráter do jogador é transferido para o personagem já que está o controlando e mais uma vez isso influencia nas ações percorridas durante o jogo deixando-as mais imprevisíveis, o que torna a jogatina mais emocionante.

Dentre outros aspectos ...

Muito bem, vamos tentar dar uma pincelada e mostrar de uma forma geral o que vai ser o próximo Geek Chapter de RPG.

Existem vários jogos do tipo, 3D&T; GURPS; D&D; AD&D; Vampire; Storyteller entre outros, Escolha qual você gosta mais e comece a jogatina com seus amigos.


O jogo é basicamente "comandado ?", a palavra correta é mestrado pelo GM (Game master ou mestre do jogo), é ele que cria uma história inicial para da game e depois vai adaptando-a com o desenrolar do jogo. O GM deve saber tudo, exatamente tudo que se tem no RPG jogado, coisas como propriedades das raças, habilidades, armas e pontuação, para isso cada jogo possui seu livro do mestre, que apresenta todas as informações possíveis para o GM. Já para os jogadores existe o livro do jogador para a maioria dos jogos, que também é preciso ser lido caso GM esqueça de algo.

Primeiro cada jogador escolhe a raça e classe que serão os seus personagens durante o jogo, algumas delas são: Necromantes, Mago, bárbaro, sátiros, guerreiros etc. (como as raças variam muito de jogo pra jogo, vou explicá-las melhor  nos episódios do Geek Chapter de RPG que virão no futuro).

Feito isso, todas a skills e habilidades dos jogadores são definidas na sorte. Isso mesmo, os grandes comandantes do RPG são os dados e são eles que definem tudo no início do jogo, como Força, destreza, mana (para certas versões), carisma e vida. (de novo, como cada jogo possui sua particularidade com relação a esses itens, vou explicá-los melhor nos episódios do Geek Chapter de RPG que virão no futuro).
Depois de cumprir essas etapas, o jogo está pronto para começar. É de dever do GM transmitir o cenário inicial, os detalhes e incluir os jogadores bem como seus personagens na história.

Os combates principalmente e outras ações, são definidas nos dados (no início é sorte). Cada jogo requer tipos de dados diferentes, desde o mais comum d6 (dado de seis faces) até o d20 (dado de vinte faces) assim como outros tipos. Então se você quer atacar aquela necromante que está correndo na sua direção jogue os dados e cruze os dedos, no início pode parecer sorte mas no decorrer do jogo você busca formas para acertar os dados com mais frequência. A disposição de "sucesso" e "fracasso" também variam com os jogos então já sabe neah ?! serão explicados nos próximos episódios do Geek Chapter - RPG Blá Blá Blá ...

O RPG de mesa é basicamente isso, Vou me esforçar para tornar os próximos episódios os mais detalhado possíveis para não deixar nehuma dúvida e também quem sabe dar idéias para você que é mestre ou trazer alguns truques e dicas para você que não teve sorte na primeira rolagem dos dados.

O RPG realmente proporciona muita diversão

Um abraço do Tatu e não perca nossos próximos episódios do Geek Chapter - RPG.
Entre no blog e siga-nos também no Twitter @Et_geeks

Nenhum comentário:

Postar um comentário