domingo, 19 de fevereiro de 2012

Campus Party

A Campus Party, apesar do nome sugestivo, não é uma festa geek, pelo contrário é um evento muito valorizado no mundo tecnológico e que já foi responsável por grandes feitos de utilidade pública, como veremos a seguir.

O evento surgiu na Espanha em 1997, com as novidades da computação vindo à tona e quando muitos não sabiam o que era um código de programação, a CP se popularizou pela aglomeração de programadores que se uniam para fazer games, e outros upgrades na época. Mas não pense que a  CP só agradou e ajudou aos fanáticos por computador, com tantas idéias surgindo, os projetos que eram apresentados ajudaram muito na modernização de outras áreas da ciência como Biologia e Astronomia com protótipos de aparelhos e equipamentos.

No Brasil a Campus Party é realizada desde de 2008 e desde de então é um sucesso, milhares de pessoas passam o ano desenvolvendo seus projetos e aguardando para a chegada do evento. Também teve um importante papel na prefeitura de Porto Alegre onde conseguiu organizar um concurso tecnológico para uma cidade mais moderna (Tá aí um caso de utilidade pública).

Na última Edição do Evento em 2012, foram feitas palestra até mesmo de grandes empresas como Wordpress para divulgar seus serviços e um debate muito interessante sobre Cyberativismo político com o professor Alberto J. Azevedo, Sérgio Amadeu e outros.

Mas vamos ao que interessa e o que mais chama atenção dentro do evento, os projetos:


  • Projeto ITVProject:


Um grande destaque de um dos projetos da CP, foi em 2010 com o projeto que deu origem a empresa Intacto TV Digital, o ITVProject que é uma ferramenta WEB para a TV digital, em suma permite que qualquer indivíduo crie um aplicativo um app para TV digital. O projeto foi apresentado também na Europa onde assim como no Brasil também ganhou o concurso. Vou dispensar explicações e deixa que o próprio criador do projeto, o campuseiro Marco Roberto Oliveira explique como o projeto funciona.






A empresa Intacto TV Digital está crescendo graças ao projeto. segundo Marcos, e seu grupo de 6 criadores do projeto, quase não participaram do concurso aqui no Brasil e diz que passaram a noite fazendo o vídeo de inscrição para entregar na data limite, o dia seguinte.

A empresa dos jovens já conta com clientes como ninguém mais ninguém menos que o Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Social e Banco do Brasil e seus modelos de criação do projeto já são empregados na Europa e no Japão, além do Brasil claro.

  • Projeto Protuct: 


"O premiado se trata de uma solução online que proporciona inteligência competitiva aos players do comércio eletrônico.
Com o Product, o usuário pode acompanhar, em tempo real, a disponibilidade e o preço de produtos em diversas lojas virtuais simultaneamente. Entre as funcionalidades oferecidas destacam-se gráficos de histórico de preços por produto e a exportação das informações em relatórios com apenas um clique.
O Product é atualizado por um exclusivo crawler desenvolvido pela Sieve, que conta com mecanismos de configuração, monitoramento e controle integrados, garantindo rapidez às rotinas e confiabilidade aos dados extraídos.
Ao contrário dos sites comparadores de preço convencionais, que listam apenas alguns poucos produtos selecionados, o Product monitora todos os produtos cadastrados pelo usuário. A ferramenta também disponibiliza dados confiáveis e atualizados a cada 5 minutos, graças à tecnologia exclusiva da crawling desenvolvida pela Sieve."  http://www.campus-party.com.br/2011/campuseros-empreendem.html

No mais, isso é Campus Party Passar uma semana recebendo informações e assistindo projetos, ou quem sabe apresentando um. Um preço a se pagar na CP é esse >>>
dormir com outros 7 mil desconhecidos, isso pra quem dorme, mas tem gente que gosta.

Segundo li no comlimão.com, velocidade da internet no evento é de 10GB/s, porém com milhares de computadores ao mesmo tempo a taxa cai para um intervalo entre 2MB/s e 13MB/s.








Entretanto você também pode encontrar isso na CP.
<<<
A apresentadora do Papo calcinha do multishow (que não é essa da foto), também esteve no evento caçando nerds para dar uns selinhos.









Espero que tenham gostado, aprenda mais sobre a Campus Party Brasil e vá visitar o evento no ano que vem.

Um abraço do Tatu

Siga-nos também no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário