quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma homenagem e a História de Hachi (Hachiko) - Uma lição de lealdade

Hoje (08/03/12) é o aniversário da morte Hachi (Hachiko), Não sabe quem é ??? Ok, Então deixe-me apresentar a vocês quem é esse Herói.

Hachiko Foi (dito por muitos) o cachorro mais leal da história, nasceu em 1923 no Japão; um cachorro aparentemente normal da raça Akita, mas que deixou o mundo comovido com a lição que nos ensinou, que foi a seguinte: Em 1924 se mudou para Tóquio com seu dono Hidesaburõ Ueno, um professor da universidade de Tóquio, que sempre cuidou de Hachi como seu filho. Com o tempo, o cão se apegou tanto a Ueno, que o acompanhava de casa até a estação de trem onde o professor pegava sua condução para o trabalho, e após o embarque, Hachiko voltava para casa e retornava à estação no fim da tarde (horário que seu dono chegava) e o aguardava para irem juntos para casa novamente. Essa rotina perdurou por mais de um ano, e durante esse tempo não teve um dia em que Hachi não levava e buscava seu dono na estação de trem de Shibuya, bairro onde moravam.

Em 21/03/1925, Ueno sofrera um derrame enquanto estava na universidade e morreu logo em seguida, mas seu fiel companheiro o esperou na estação no mesmo horário como de costume. Depois de muito tempo de espera, Hachi voltou para casa e aguardou a chegada de seu mestre. Algum tempo depois, Hachiko passou de rua em rua procurando por Ueno, os parentes do professor então, abrigaram hachi em suas casas mas o cão todo dia fugia e voltava a estação de trem para esperar seu mestre. Então, os comerciantes da região que sempre conheceram a relação entre os dois passaram a cuidar do cão que, sem casa, dormia numa rua ao lado da estação de Shibuya, e todo dia no horário de costume ia para a entrada da plataforma e aguardava sentado; quando o trem chegava ele se levantava agoniado, balançando o rabinho de um lado pro outro na esperança de que seu melhor amigo aparecesse. Relatos de quem trabalhava na área dizem que quando a estação fechava, Hachi voltava cabisbaixo e resmungando para seu abrigo na rua ao lado. Essa rotina torturante para o cachorro durou 9 anos (9 anos/ nove anos/ nine years !!!), em que todos os dias, o cão estava sentado na estação esperando por seu dono. Com o tempo, a saúde e a juventude de Hachiko foi acabando e em 08/03/1935 Hachi morreu na rua ao lado da estação enquanto ia para o aguardo diário de seu dono (viveu 11 anos).

A partida de Hachiko, comoveu a todos da região e desde então, no aniversário de sua morte fazem uma cerimônia no local onde hachi observava se Ueno aparecia. Essa lealdade dos cães da raça Akita é famosa e se tornou um bem inegociável para os Japoneses. Alguns anos depois, Hachiko Ganhou uma estátua que fica na mesma posição e no mesmo lugar onde esperava por Ueno e se tornou um grande ponto de visita do Bairro.

A história de Hachi ganhou tanta fama, que virou filme. "sempre ao seu lado" (Brasil) ou "Hachiko: A dog's Story" (EUA), é o longa metragem que conta a história de Hachi e seu dono, interpretado e protagonizado por Richard Gere e conta com mais detalhes a história, vejam !!!.



Como eu não posso estar na cerimônia da morte deste herói, este post é para homenagearmos uma criatura que nos ensinou uma lição que ninguém mais conseguiu. 

Obrigado Hachiko


 Hachiko
1923-1935


3 comentários:

  1. Ah hachiko.....Como me comove esta história....e cada vez mais tenho certeza que amo muito mais aos animais do que as pessoas....Eu tenho um hachi em casa..Na verdade ela se chama yoko pois é femea....e gozado eu a encontrei um mes depois que vi o filme no cinema...fiquei mto deprimida após assistir,sempre tive cães da raça akita mas como nosso ultimo q tinha 9 anos sofreu mto p morrer de cidimos não ter mais,mto sofrimento....mas ai vi o filme e soube da história de hachi e o que mais me frusta é q morei no japão mas nao tinha conehcimento dessa historia...Mas um dia volto lá...Logo apo´s o filme minha ma~e viajou p uma cidade viznha e viu um akita abandonado e me ligou pediu p eu buscar já q nao parava de chorar pelo filme fiquei em duvida pois tenho gatos tbem...fiquei com medo de um cão adulto pega-las...mas no final desta mesma semana uma amiga veio me falar desse mesmo cachorro abandonado na rodoviaria dessa cidade....entrei em contato com o pessoal da ong q estava indo trata-la e soube q estava abandonada porque seu dono ahvia falecido e desde então estava na rua....no dia seguinte fui busca-la e esta ate hj comigo e depois de tratada e saudavel pude notar q a pelagem dela é a mesma de hachi.....e só depois desta adoção meu coração ficou em paz!!!!ela é linda,meiga td de melhor......Mas se vejo o filme choro td de novo,ganhei o dvd da versão japonesa HACHIKO MONOGATARI mas ainda não vi,me falta coragem pois sei q é bem mais triste,apesar de ser a mesma históriaa.....I LOVE YOU HACHI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda História, Eu conheci a história de Hachi no aniversário de sua morte, então esse ano resolvi fazer esta pequena homenagem. Também fiquei muito comovido e nunca vou esquecer dele.

      Excluir
  2. Quando assisti chorei, me emocionei e fiquei muito comovida com a historia, ainda mais no final quando o dono de Hachi vai busca-lo quando ele esta morrendo...Estou escrevendo agora com um grande aperto no peito, pois acho que Hachi é a prova de que os cães, gatos e todos os animais tem sentimentos.
    Achei muito lindo e emocionante o filme.Parabéns HACHIKO por você ter existido e ainda estar nas nossas mentes, eu NUNCA irei esquecer o animal que me fez perceber que a vida é muito curta para se gastar com amigos (humanos) que fingem que te ama.Agora irei me dedicar muito ao Rex, meu lindo Pastor Alemão que sei que é o único e verdadeiro amigo!!!

    ResponderExcluir