quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma homenagem e a História de Hachi (Hachiko) - Uma lição de lealdade

Hoje (08/03/12) é o aniversário da morte Hachi (Hachiko), Não sabe quem é ??? Ok, Então deixe-me apresentar a vocês quem é esse Herói.

Hachiko Foi (dito por muitos) o cachorro mais leal da história, nasceu em 1923 no Japão; um cachorro aparentemente normal da raça Akita, mas que deixou o mundo comovido com a lição que nos ensinou, que foi a seguinte: Em 1924 se mudou para Tóquio com seu dono Hidesaburõ Ueno, um professor da universidade de Tóquio, que sempre cuidou de Hachi como seu filho. Com o tempo, o cão se apegou tanto a Ueno, que o acompanhava de casa até a estação de trem onde o professor pegava sua condução para o trabalho, e após o embarque, Hachiko voltava para casa e retornava à estação no fim da tarde (horário que seu dono chegava) e o aguardava para irem juntos para casa novamente. Essa rotina perdurou por mais de um ano, e durante esse tempo não teve um dia em que Hachi não levava e buscava seu dono na estação de trem de Shibuya, bairro onde moravam.

Em 21/03/1925, Ueno sofrera um derrame enquanto estava na universidade e morreu logo em seguida, mas seu fiel companheiro o esperou na estação no mesmo horário como de costume. Depois de muito tempo de espera, Hachi voltou para casa e aguardou a chegada de seu mestre. Algum tempo depois, Hachiko passou de rua em rua procurando por Ueno, os parentes do professor então, abrigaram hachi em suas casas mas o cão todo dia fugia e voltava a estação de trem para esperar seu mestre. Então, os comerciantes da região que sempre conheceram a relação entre os dois passaram a cuidar do cão que, sem casa, dormia numa rua ao lado da estação de Shibuya, e todo dia no horário de costume ia para a entrada da plataforma e aguardava sentado; quando o trem chegava ele se levantava agoniado, balançando o rabinho de um lado pro outro na esperança de que seu melhor amigo aparecesse. Relatos de quem trabalhava na área dizem que quando a estação fechava, Hachi voltava cabisbaixo e resmungando para seu abrigo na rua ao lado. Essa rotina torturante para o cachorro durou 9 anos (9 anos/ nove anos/ nine years !!!), em que todos os dias, o cão estava sentado na estação esperando por seu dono. Com o tempo, a saúde e a juventude de Hachiko foi acabando e em 08/03/1935 Hachi morreu na rua ao lado da estação enquanto ia para o aguardo diário de seu dono (viveu 11 anos).

A partida de Hachiko, comoveu a todos da região e desde então, no aniversário de sua morte fazem uma cerimônia no local onde hachi observava se Ueno aparecia. Essa lealdade dos cães da raça Akita é famosa e se tornou um bem inegociável para os Japoneses. Alguns anos depois, Hachiko Ganhou uma estátua que fica na mesma posição e no mesmo lugar onde esperava por Ueno e se tornou um grande ponto de visita do Bairro.

A história de Hachi ganhou tanta fama, que virou filme. "sempre ao seu lado" (Brasil) ou "Hachiko: A dog's Story" (EUA), é o longa metragem que conta a história de Hachi e seu dono, interpretado e protagonizado por Richard Gere e conta com mais detalhes a história, vejam !!!.



Como eu não posso estar na cerimônia da morte deste herói, este post é para homenagearmos uma criatura que nos ensinou uma lição que ninguém mais conseguiu. 

Obrigado Hachiko


 Hachiko
1923-1935